Ensino médio em Pernambuco é o melhor do Brasil

Com um modelo pioneiro de escolas em tempo integral, adotado por 335 escolas de Pernambuco, ou 44% do total de escolas da rede estadual, o ensino médio pernambucano ganhou destaque nacional, saindo da 21ª para a primeira colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O exemplo de referência veio do Ginásio Pernambucano, desenvolvido pela parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco e o ICE – Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação. No Ginásio – o primeiro a adotar o modelo no Brasil – o investimento transformou a escola em tempo integral e a fez mais atrativa para o estudante em termos da infraestrutura, insumos e currículo pedagógicos, criando dinâmicas tecnologicas novas com a introdução de robótica, equipamentos e sofwares, aumentando o interese na aula.

O modelo desenvolvido é parte do PROCENTRO – Programa de Desenvolvimento de Centros de Ensino Experimental, que consiste na implantação de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão no ensino médio. Fundación Avina apoiou o ICE na estruturação do Procentro e na divulgação do seu modelo em todo o Brasil e na região, com o objetivo de melhorar os indicadores do ensino médio. No Brasil, o modelo foi logo assumido pelo Governo de Pernambuco como o seu metodo central para alcançar níveis mais altos de qualidade na educação de adolescentes e jovens.


Para más información:

Fundación Avina: www.avina.net

Programa país Brasil: glaucia.barros@avina.net

ICE – Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação: www.icebrasil.org.br